1. Todos estavam ansiosos para ver a noiva, inclusive nós, as madrinhas. Fez um belo dia de sol em 9 de março, mas as nuvens não arredaram o pé, fazendo a preocupação rondar sobre nossas cabeças, afinal, a cerimônia era ao ar livre.
Para nossa sorte, nenhuma gota caiu até passarmos pelo caminho que estava debaixo do toldo, precedendo a figura mais esperada da tarde.
Assim que a porta abriu e ela entrou lindamente em seu vestido branco, águas jorraram sem freio - dos meus olhos. Perto do fim da palavra do padre simpático, a água jorrou novamente, dessa vez, do céu. Ele disse que era o “Chefe”, avisando que estava na hora de finalizar para irmos para a festa.
2 . Uma das músicas mais famosas de Tom Jobim foi lançada no começo dos anos 70 e composta em seu sítio, em São José, que fica cerca de 60Km Petrópolis. Ele foi destruído em 2011 pelas chuvas de janeiro. Episódio que faz parte de umas das maiores tragédias da região serrana.
“Águas de março fechando verão’ é bonito na voz de Tom e Elis”, mas é algo cada vez mais temido para quem vive na serra. Neste mês, pelo menos, houve uma mobilização da prefeitura em pedir para que as pessoas que pudessem ficassem em casa numa sexta-feira cinza, coberta por uma frente fria que prometia transformar seu material gasoso em uma quantidade de líquido esperado para um mês inteiro, até domingo.
O comércio fechou mais cedo, escolas cancelaram as aulas e os ônibus pararam de circular no começo da tarde. Rapidamente, as pequenas ruas do centro, cortadas por rios, encheram. Mas ainda bem que estavam desertas, diferente daquele lamentável e inesquecível 15 de fevereiro de dois anos atrás.
3. Naquela manhã de sábado, planejava lavar bastante roupa, mas a torneira da área de serviço estava seca. Então, desci até a portaria para ver o que estava acontecendo. Com expressões de pesar e repulsa concomitantes, o porteiro me explicou que teve que fechar o registro da coluna que servia as áreas e os banheiros de serviço daquele lado do prédio.
“A vizinha do quarto andar acordou com a sala alagada, menina. Um cano do banheiro de serviço dela entupiu e foi água suja pra todo canto. Vão precisar quebrar a parede e a água deve voltar só na segunda.”
Espelhei as expressões do porteiro, com muita pena da vizinha que eu nem conhecia, mas que estava tendo um sábado muito difícil. Minha frustração de não poder lavar roupa não era nada perto da chateação de acordar com a visita indesejada da água insalubre que passava pelo encanamento dos outros bem na sua casa.
Nota mental: não alugar apartamentos de andar baixo em edifícios antigos.
4. Apesar de não gostar de chuva e ficar sempre atenta ao sereno mais fraco devido aos traumas da 'cidade imperial', consegui me divertir com os pingos pesados na Semana Santa. Quando se está de folga em Paraty, nem mesmo um céu carregado é capaz de estragar o descanso.
Durante a maior parte do passeio de barco que já estava agendado, ela se conteve lá em cima, nos deixando aproveitar as praias de temperatura agradável. Vimos até peixinhos nas águas verdes cristalinas.
Mas a danada desabou na volta pra terra firme. Dá um medinho de pegar chuva no mar, porém, correu tudo bem. Chegando ao deque, ela continuava forte e não tivemos escolha senão encará-la. Me senti no filme cantando na chuva, numa versão mais tropical.
Andamos até o centro histórico e tomamos sorvete encharcados e felizes na única cidade que fica ainda mais charmosa com poças nas ruas de pedra.
🐟O filme “A forma da água” é bonito em muitos sentidos, mas especialmente na cena em que o apartamento da protagonista fica inundado - coisas bonitas só na ficção, né? Onde assistir: Disney+ e Star+.
🪻Água e tinta dão vida a esta arte floral linda.
🦓"Jogo do bicho é ilegal?" Quem não lembra desse meme do Zeca Pagodinho? Estou assistindo ao documentário "Vale o escrito", na Globo Play, que conta a história das famílias envolvidas com a prática e a relação com o carnaval no Rio de Janeiro. É muito bom e estou ansiosa pelo final.
⛵Se você visitar a charmosa Paraty, tome um café coado especial e coma um pão de queijo no Café Paraty. Você vai me agradecer depois.
Caso você tenha perdido a edição anterior, leia aqui:
Por hoje é só. Até semana que vem.
Curtiu esta news? Deixe um ❤️ , ele mostra que você gostou do que está lendo e isso me deixa muito feliz.
Ah, e não esquece de assinar para receber os textos na sua caixa de entrada.
Com Carinho,
Angela Lemos